A psicopatia e o evangelho
1 – Apresentação
2 – Psicopatia
3 – Características de um psicopata
4 – Armas mais comuns dos psicopatas
5 – Valiosos Conselhos de Deus
6 – Existe cura para a psicopatia ?
7 – Compreendendo as origens das doenças
8 – A cura
9 – O Batismo com o poder do Espírito Santo
10 – Aquele que veio como servo retornará como Rei e Senhor
1 - Apresentação
Este estudo foi feito entre Junho e Agosto de 2020, foi publicado em Agosto daquele ano. Hoje 08 de Agosto de 2022 publico ele aqui no Palavra da Cruz integralmente. Boa leitura.
Arranho superficialmente este assunto que deveria ser mais abordado em sociedade e no corpo e Cristo pelos fatos que logo citarei abaixo, infelizmente não é.
Adolescentes, jovens, solteiros (as), jovens que estão entrando no mercado de trabalho deveriam ser muito bem instruídos nesse assunto.
Mesmo resumindo ao máximo ele tornou-se longo, perdoe-me, não quis dividi-lo em três partes como faço com outras mensagens. Irei dividir o assunto em vários capítulos para facilitar sua leitura escalonada.
Deixarei no final as referências completas que usei que somam a experiências pessoais e conselhos dados nos muitos anos que exerci o santo ministério, pois, mais de uma vez tive que conviver com pessoas que possuíam graus diferentes de psicopatia, colocando em prática a santa palavra de Deus que é lâmpada para nossos pés e luz para os nossos caminhos sempre obtive o livramentos, bençãos e cura para minha alma.
Por iniciar um longo curso de Bacharel em Teologia esta é a última mensagem e estudo extenso ( exceto Filadélfia ) que posto em meu face, estarei agora dedicado aos estudos e elaboração do trabalho de conclusão de curso ( TCC ).
Paz seja com todos.
2 – Psicopatia
Identificado e caracterizado pelo psiquiatra americano Hervey M Cleckley, em 1941, a psicopatia é um conjunto de traços de personalidade e comportamento específico que exige observação mais aprofundada nas relações sociais do indivíduo e suas interações diante de diversas situações.
Estima-se que de 1 a 3% da população tem desde a pré-disposição até a forma mais grave (violenta e criminosa) da psicopatia. É muita, muita, muita gente. Portanto, é muito fácil cruzarmos e nos envolver de alguma forma com pessoas que tem este transtorno, ou tê-las em nossa própria família.
A maioria dos psicopatas não são criminosos e não usam da violência física, estima-se que de 25 a 60% dos presos têm tendência ou são psicopatas em graus variados. No ano de 2019 a população carcerária do Brasil chegou a 800.000 pessoas. Onde, portanto estão os outros milhões de psicopatas?
Estão inseridos na sociedade, em muitas posições, chegam a constituir família. Eles abusam de outras formas de violência moral, mental ou psicológica somadas ou não a agressões ( maridos e esposas, pais sobre os filhos, filhos sobre os pais, autoridades policiais ou militares sobre os seus subordinados, líderes religiosos, líderes políticos, etc.)
Muitos psicopatas crescem profissionalmente ou nos negócios usando suas táticas e armadilhas para alavancar suas carreiras ou empreendimentos derrubando possíveis oponentes ou concorrentes.
A psicopatia é uma de três formas convencionais do transtorno do caráter:
A – Traço anormal de caráter ou traço disfuncional; onde a pessoa é mentirosa, aproveitadora, não tem muita responsabilidade com a vida, engana mas consegue manter uma atividade na vida, seja profissional ou terminar um curso, consegue manter alguma atividade social, não é patológico.
B – Transtorno de personalidade; mente muito, vive em atritos, não consegue terminar tarefas ou metas, trabalha curtos períodos, só termina algo se alguém o ajudar, não consegue manter uma família. Este é patológico.
Estima-se que de 7 a 15% da população sofre de algum transtorno da personalidade.
C – O terceiro nível de alteração do caráter é a psicopatia ou também chamado de transtorno global da personalidade. A diferença deste para os outros é o acréscimo da crueldade, maldade fria e planejada, indiferença, insensibilidade e violência nas suas várias formas. É um distúrbio mental que pode ter pré-disposição genética ou cujo gatilho pode ser também grandes e terríveis traumas sofridos ainda na infância. Deve-se considerar que muitos psicopatas são disciplinados e metódicos em suas atividades, portanto, não possuindo as características acima.
Os sinais da psicopatia já podem ser observados na infância, são classificados até aos 18 anos como transtorno de conduta, no começo da vida adulta tem eclosão evidente. Nas meninas e mulheres os sinais são mais discretos, sendo difícil observa-los diretamente:
- Hábito de mentir;
- Não sentir culpa, remorso ou constrangimento ao serem flagrados cometendo atos errados;
- Desafiam a autoridade de pais e professores;
- Maltratam irmãos, colegas e até bichos de estimação;
- Não toleram frustrações;
- Violam as regras sociais;
- Se preocupa apenas com seus interesses e ganhos;
- Frieza emocional;
- Sexualidade precoce acentuada;
- Introdução precoce ao mundo do álcool, drogas e outros vícios.
Deve-se buscar a ajuda de profissionais médicos ( psicólogos e psiquiatras ) para diagnóstico efetivo e preciso para ter acesso a melhor forma de ação e tratamento ainda criança.
3 - Características de um psicopata:
- Ausência total de medo por suas ações ainda que extremamente perigosas;
- Ausência do sentimento de culpa, arrependimento ou remorso por seus atos por pior que sejam;
- Falta total de empatia e vazio de sentimentos para com o próximo a não ser que estes sejam necessários para atingir seus objetivos ainda que a longo prazo ( casamento, sexo, objetivos profissionais ou material,...). Uma vez atingido seus objetivos irão tratar com desdém, agressividade, violência e indiferença suas vítimas.
- Reis e rainhas do paradoxo: Assumem uma máscara oposta daquilo que verdadeiramente são: Bondade oculta maldade e crueldade, verdade oculta mentira, nobreza oculta mau caráter, educação oculta grosseria, uma aparência de piedade e santidade oculta as obras e prazeres da carne, etc.
- Tem limiar muito reduzido para agressões ou violência ( pavio curto )
- Exímios observadores das pessoas, vão colher informações, verificar os pontos fortes e fracos de suas possíveis vítimas e quando possível não pensarão duas vezes e nem sentirão remorsos por usá-los contra elas. Aqueles cujo caráter e natureza são parecidos com o seu serão mantidos como amigos ou aliados nos meios políticos, corporativos, militares, religiosos e sociais ( até que acabe a utilidade e serventia deles ). De forma geral, em todas as partes eles escolhem suas vítimas a dedo, geralmente pessoas puras, sem malícia, inocentes, fragilizadas ou fracas, sem capacidade ou forças para reagirem ou se defender de seus ataques ou sedução.
- Egocêntricos e narcisistas: De orgulho exacerbado, ciumentos e invejosos, centralizadores ao redor do seu ego inflamado, nunca estão errados, seus interesses e opiniões veem em primeiro lugar em detrimento do ambiente e das demais pessoas com quem se relacionam. Sua opinião sobre si mesmo e elevadíssima, acima da realidade, por causa disso alguns vivem ou criam um mundo fantasioso onde habitam ou onde sujeitam suas vítimas, seja no lar ou outros ambientes sociais ou corporativos; tem profunda necessidade de admiração e acredita que as outras opiniões e pessoas são inferiores.
- Quando de temperamento expressivos (coléricos e sanguíneos) são charmosos, atrativos, comunicativos, cativantes, magnéticos. Quando de temperamentos introvertidos (melancólicos ou fleumáticos) são mestres ou mestras da manipulação.
- 4 - Armas mais comuns dos psicopatas
Tentarão seduzir suas vítimas naquilo que elas carecem. Usarão gracejos, elogios, endeusarão sua provável vítima, irão dar muitos presentes, farão muitos favores, falarão aquilo que você quer ouvir, ficaria feliz em ouvir. Depois de seduzidos e enlaçados passarão a extorquir ou aproveitar-se, se a vítima quiser escapar ou ameaça-los sofrerão ameaças ou agressões físicas, psicológicas ou mentais. Depois de atingidos seus objetivos descartarão suas vítimas.
Psicologia de projeção:
Não aceitam falhas de forma alguma, projetam nas suas vítimas erros e falhas para escaparem de ser identificados de suas próprias falhas, ofensas, agressões e maldades cometidas, exemplos:
- fulano (a) não gosta mais de mim, por isso quer se separar.
- fulano (a) não quer estudar, por isso é que quer mudar de escola.
- fulano (a) não quer mais trabalhar, por isso quer abandonar o projeto ou pedir demissão.
- fulano é antissocial, por isso não adapta-se ao grupo.
- fulano (a) é crentão, bitolado, fanático, supercrente, santarrão por isso não deve ser levado a sério.
- fulano (a) não adequou-se ao perfil da empresa.
etc,...
Precisão empática:
Por espreitar, observar e conviver com suas vítimas são capazes literalmente de sentir suas emoções e mapear com precisão o que estão pensando a fim de usá-los contra elas ou manipular a pessoa com suas astúcias, mentiras e falta de caráter.
Mudanças de foco redirecionando a atenção para outros problemas ou para detalhes sem importância.
Implantar suas idéias e valores repetindo-as sempre, incansavelmente.
Manipulação:
Isto não aconteceu;
- Você imaginou isso;
- Você está louco(a).
- Distorção dos fatos para destruir a capacidade da pessoa em confiar em si mesma. Tentará convencer que sua verdade é absoluta, sozinho ou com seus aliados.
Vitimização:
Diante de uma vítima mais difícil ou de situações de risco o psicopata não terá nenhum problema de se fazer de vítima para angariar ajuda ou para sair de uma enrascada tentando virar o jogo para si. Geralmente a vitimização é sua última cartada.
Então, neste caso, para alguns, a melhor defesa será o ataque. Irão mentir, usar a psicologia de projeção e tudo o que puder para tirar o foco de si e encurralar sua vítima.
Laços intricados
Todo psicopata procura, de forma patológica, projetar poder e autoridade danosa ou cruel sobre suas vítimas, ainda que indiretamente. Alguns mais inteligentes e capazes exercerão esta autoridade e poder na forma de grandes favores; posições melhores ou mais elevadas; ganhos atraentes pela participação em crimes ou fraudes.
Laços intricados serão armados em torno de seus relacionamentos e vítimas de forma a criar dependência à suas agressões mentais, psicológicas, crimes e até agressões físicas:
- Sem mim você não é nada, não será nada, não conseguirá nada nesta vida.
- Trocar o caráter, dignidade e o respeito próprio e a fé viva no Senhor Jesus por um emprego, promoção, aumento salarial, favores ou outros benefícios. Trocar por uma outra confissão vazia, carnal e sem a glória majestosa do Senhor Santo Espírito.
- Calor humano, afeto, proteção de uma rede forte de amizade em troca da sujeição aos maus valores.
- Usar a amizade, proximidade ou autoridade para sufocar os relacionamentos e suas vítimas, afastando elas das possíveis ameaças ao seu domínio.
É necessário criar forças ou pedir ajuda externa para romper estes laços intricados e, se necessário, arcar com as consequências que as mas atitudes podem trazer .
Vivemos os últimos dias, dias de Laudicéia, a igreja rejeitada por Cristo, muitos de seus filhos em busca de um lugar ao sol ou querendo ficar do melhor lado, mais rentoso, poderoso ou estável fecham os olhos e se tornam cúmplices e sujeitos aos laços intricados. Se esquecem que toda injustiça e pecado e que o salário do pecado é a morte eterna. Toda injustiça deve ser reprovada e abandonada ( Ef 5:11 ) ( 1Jo 5:17 )
“Aparte-se da injustiça todo aquele que professa o nome do Senhor” ( 2Tm 2:19 )
Os filhos de Laudicéia e os perversos jamais entenderão que o poder que procede de Deus é aperfeiçoado na fraqueza ( 2Co 12:9 ). A fraqueza de Deus é mais poderosa e mais forte que os Homens deste século ( 1Co 1:25 ). Ela é revelada em todo o capítulo cinquenta e três de Isaias, nosso exemplo e alvo de todo crente fiel.
É no reconhecimento da fraqueza e incapacidade de sua carne e força que o crente fiel torna-se forte ( 2Co 12:10 ). Este crucificou sua alma e vontade para que Cristo reine nele e através dele. Ele nunca negará a fé no Filho de Deus trocando a graça, dignidade, respeito ou os princípios celestiais pelos benefícios, valores ou glorias passageiras deste mundo. Deus confiará a este (a) crente fiel o batismo com o poder do Senhor Santo Espírito.
O amor ao mundo é inimizade contra Deus ( Tg 4:4 ). Todo aquele que pende para as obras da carne são inimigos de Deus ( Rm 8:7 ).
“ Porque quanto ao Senhor, seus olhos passam por toda a terra, para mostrar-se forte para com aqueles cujo coração é totalmente dele;” ( 2Cr 16:9 )
5 – Valiosos Conselhos de Deus:
Se você trabalha ou vive em ambientes assim e sua alma está sendo dilacerada, família e outras áreas de sua vida estão sendo afetadas não tenha vergonha ou medo de fugir, sim este é o conselho que o Senhor da a seu povo hoje, no evangelho. Fugir da aparência do mau. ( 1Co 6:18 ), ( 1Co 10:14 ), ( 1Tm 6:11 ), ( 2Tm 2:22 ), ( 2:Tem 3:5 )
NUNCA TENTE RIVALIZAR ou adaptar-se, você acabará doente ou assimilado pelo mau nas suas várias facetas.
Em um ambiente social, nunca combata um psicopata sem antes conhecer muito bem as outras pessoas no ambiente, os psicopatas se identificam por suas afinidades e mau caráter, eles dividirão suas vítmas ou demarcarão suas áreas de influência, irão se ajudar aberta ou indiretamente em qualquer conflito contra um deles. Além de nunca vencer, você estará correndo o risco de ver-se envolvido num conflito com várias pessoas extremamente ardilosas que nunca se arrependem, e se o fizer, é para ganhar algum tipo de vantagem.
Caso você identifique antecipadamente estas pessoas ou já tenha iniciado com elas algum envolvimento que não seja sentimental não tenha empatia ou ligações sentimentais com elas, isto não é pecado; aprenda a dominar seus sentimentos e emoções; não se exponha; dilate-os entre seus pais, irmãos, filhos, esposa, marido, amigos e pessoas queridas; dilate-os na sua intimidade (orações) com o Senhor porque Ele tem cuidado de vós. Para Deus uma pessoa que domina sua alma é muito mais valiosa que um bravo guerreiro que conquista uma cidade inteira. ( Pv 16:32 )
Tenha um caráter firme, limpo, decidido, reto, honesto e justo. Desta forma você saberá identificá-lo entre aqueles que vão se afastar de você ou te agredir por seu bom caráter. Ninguém que tenha um caráter perolado vai se aproximar de você com bajulação ou técnicas de sedução.
O psicopata obedecerá regras e normas, fará parte de algum grupo social, fará boas obras pelo próximo somente para atingir objetivos maiores em outro lugar ou ambiente. Esta aparência, o paradoxo, camufla seu mau caráter e frieza em outras atuações, portanto, procure saber da vida de seu pretendente em outras áreas fora da igreja, trabalho, faculdade, escola, etc.
Ele (a) tem vida familiar? Que testemunho a família da dele(a)? É livre, espontâneo ou como que sobre coação?
Tenha paciência e espere em oração e confiança no Senhor, cozinhe o galo, isto serve para qualquer área da vida.
6 - Existe cura para a psicopatia?
Não existe cura para a psicopatia e sim tratamento profissional que pode amenizar o comportamento e atitudes de um psicopata, isto é, quando ele aceita que sofre deste mau e aceita ser tratado, o que é muito difícil. Por isso a necessidade dos pais estarem muito atentos ao desenvolvimento dos filhos desde pequenos e procurar ajuda médica para avaliação caso eles apresentem vários sinais na alteração do comportamento.
7 - Compreendendo a Origem das Doenças
Tudo o que Deus fez é bom, Ele criou Homem e Mulher, Adão e Eva e os cobriu com sua glória e proteção, não havia falhas.
O criador disse “ Não é bom que o homem esteja só; “ ( Gn 2:18 ). Fomos criados para viver na companhia de uns com os outros, o próprio criador conversava todos os dias com Adão.
Ele também deu-nos consciência e liberdade de escolha, temos que viver com o resultado de nossas escolhas, isto irá nos acompanhar todos os dias de nossa existência.
Adão escolheu desobedecer a Deus e o resultado disso foi o afastamento do Senhor e de sua glória. Um inocente animal teve que morrer para cobrir a vergonha e malícia que despertou nos olhos, mente e consciência de ambos.
Ali o Senhor Deus mostrou o caminho e a futura redenção e remissão para a humanidade que foi transmitida de geração a geração e que de fato, já chegou plenamente para nós. “ Este te ferirá a cabeça, e tu lhes ferirás o calcanhar “ ( Gn 3:15 )
O Filho da mulher pisará a cabeça da serpente e está lhe machucaria os pés, uma jornada vitoriosa mas difícil.
O fruto do pecado é a morte, doenças, transtornos, deficiências, fraquezas e a corrupção do corpo ( velhice e morte ), o legado que herdamos de Adão e Eva; é o resultado da constante e progressiva rebelião e maldades do ser Humano, da constante degradação do caráter e consciência. A vida das doenças que devora a vida humana, criada por Deus, procede das profundezas do inferno. Quanto pior fica a natureza e caráter humano, piores doenças, transtornos e moléstias vão surgindo.
Adão viveu 930 anos, Noé viveu 950 anos agraciado com longevidade por escolher andar em justiça diante das terríveis maldades no seu tempo, Abraão viveu 155 anos, Moisés viveu 120 anos e a grande maioria de nós chega ao que o salmista declara “ Os dias da nossa vida sobem a setenta anos ou, em havendo vigor, a oitenta; neste caso, o melhor deles é canseira e enfado, porque tudo passa rapidamente, e nós voamos. “ (Sl 90:10)
O corpo humano foi formado do pó da terra e nele soprado a alma e o espírito, portanto, a harmonia com a natureza e a terra preserva e conserva a vida. Destruir o meio ambiente, poluir o planeta, contaminar o corpo com materiais noçivos, não alimenta-lo adequadamente e não dar a ele o descanso devido pode resultar em doenças, deformidades, fraquezas e distúrbios que podem ser transmitidos as gerações futuras.
No fim de tempos Deus também julgará os poderosos e governantes por terem destruído o mundo ( Ap 11:18 )
Existe portanto, três grandes causas para as doenças, deformidades, fraquezas, distúrbios e moléstias em geral que corrompem o corpo e a alma humana e para todas elas o criador proveu cura, restauração, libertação e forças, são elas:
- O pecado ( desobediência e rebelião ) “ sabei que o vosso pecado vós há de achar “ ( Nm 32:23 )
“ Ele é quem perdoa todas as tuas iniquidades; quem sara todas as tuas enfermidades. “( Sl 103:3 )
“ Confessai, pois, os vossos pecados uns aos outros e orai uns pelos outros, para serdes curados. Muito pode, por sua eficácia, a súplica do justo “ ( Tg 5:16 ).
“ Olha que já estás curado; não peques mais, para que não te suceda coisa pior “ ( Jo 5:14 )
- Fraqueza inerente da natureza humana.
“ O Senhor é a fortaleza da minha vida; a quem temerei “ ( Sl 27:1 )
- Ataques aleatórios dos poderes das trevas das regiões celestiais.
“ Pois ele te livrará do laço do passarinheiro e da Pete perniciosa. Cobrir-te-à com as suas penas, e, sob suas asas, estarás seguro; a sua verdade é pavês e escudo. Não te assustadas do terror noturno, nem da seta que voa de dia, nem da mortandade que assola ao meio-dia. Caiam mil ao teu lado, e da mil, à tua direita, ti não serás atingido.” ( Sl 91:3-7 )
“ O Senhor afastará de ti toda enfermidade;..” (Dt 7:15)
“ Porque quantas são as promessas de Deus, tantas têm nele o sim; porquanto também por ele é o amém para glória d Deus, por nosso intermédio “ ( 2Co 1:20 )
“ Jesus Cristo, ontem e hoje, é o mesmo e o será para sempre. “ ( Hb 13:8 )
O criador, reto juiz, legislador perfeito, pai e salvador, o Deus de Israel, pai de nosso Senhor e salvador Jesus Cristo, onisciente, onipresente e onipotente,... ,Ele mesmo nos dá o próprio exemplo e caminho “ O amor, perdão e o doar-se a si mesmo “, que é sua essência junto da justiça, verdade e retidão.
Ele gerou pelo Santo Espírito em Maria, seu unigênito, que antes já estava ao seu lado.
Seu unigênito dividiu a natureza humana de Maria com a celestial, pois, não foi um espermatozoide que o gerou.
Deus entregou seu filho perfeito, reto e imaculado em sacrifício em troca por cada um de nós, desde Adão até o último crente fiel que andar em suas mesmas pisadas feridas pela serpente.
Deus deu-lhe as costas momentaneamente na cruz do sofrimento para que seu Filho querido e amado sofresse toda a nossa condenação e afastamento Dele para então nos conceder novamente sua gloriosa presença permanente pelo Senhor Santo Espírito de quem falarei adiante.
Deus sofreu a rejeição do seu próprio povo, Israel, sua nação eleita e escolhida, para estender sua salvação em Cristo para nós, os gentios, povos de todas as outra nações.
Deus serviu a humanidade.
Seu Filho andou como servo e não como senhor.
Andou entre os pobres, aflitos, doentes, sem futuro, os rejeitados e lhes estendeu as mãos, e até hoje nos estende as mãos.
O primeiro homem a entrar no reino dos céus ( paraíso ) foi um criminoso condenado a pior, sentença, a morte de cruz.
O primeiro homem que carregou a dura cruz depois dele foi um negro africano, Simão Cirineu e não um dos apóstolos.
O primeiro grande evangelista não foi um homem, foi uma mulher, a mulher samaritana.
Os únicos que ficaram nos pés da rude cruz não foram homens, foram três mulheres.
O primeiro a pregar a ressurreição do Senhor Jesus não foi um homem, foi uma mulher.
Ele foi homem de dores, que sabe o que é sofrer, companheiro e acolhedor dos desprezados e aflitos, no momento final de tanta angústia, de uma vida inteira de trabalho árduo como marceneiro e rejeição pelo seu próprio povo disse: “ Pai perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem.”( Lc 23:34 )
Seu último ato foi o maior de todos. Seu perdão o liberou para morrer e ressuscitar recuperando sua antiga glória, muito maior que a primeira, atingindo agora todos os Homens no passado, presente e futuro.
Perdoar não significa convivência.
Perdoar significa liberdade para si mesmo, a única chave perfeita para luz, cura e restauração, para crescer e alcançar o dom perfeito de Deus. O Senhor Deus é perdão, mas justiça e verdade, está chegando o grande dia que Ele entrará em juízo com todos os malfeitores e contra todos aqueles que por causa do ódio, raiva e rancor maltrataram, defraudaram, roubaram, destruíram ou mataram seu próximo.
Perdoe para ser perdoado (a) e curado (a)
8 - A cura
“ Crê no Senhor Jesus e serás salvo, tu e tua casa.” ( At 16:31 )
A salvação que o Senhor nos oferece não é apenas a salvação da alma e do espírito, a entrada para a vida eterna. É também a salvação da saúde, salvação das opressões demoníacas, a salvação dos filhos e entes queridos.
Mas para que o dom perfeito funcione é preciso respeitar, suportar e carregar a cruz de Cristo. Todos os dons perfeitos de Deus são gratuitos e disponíveis mas estão escondidos atrás da cruz.
Ela é o sofrimento e angústias que o evangelho trás aos que crêem. É o confronto que os filhos do mundo, os filhos das trevas e os filhos de Laudicéia impõe aos filhos de Deus. Quem abandonar sua cruz irá igualar-se a eles, não herdará o reino de Deus, nem a perfeição e alcance dos seus dons.
O crente fiel deve entender que jamais Deus libertará ou curará uma pessoa, por mais querida que seja, para que ela use seu corpo são e sua mente perfeita para continuar na prática de pecados e maldades contra outras pessoas, ELE FARÁ O PACOTE COMPLETO, por isso o crente fiel deve aguardar a resposta dos céus. Para uns a resposta é quase imediata, para outros virá após longa espera e lutas na vida, em orações, ministrações e posicionamentos porque não se trata apenas de uma cura e sim da regeneração de mente, alma e espírito em Cristo Jesus. Isto Deus fará em resposta ao crente fiel. “ Todos os teus filhos serão ensinados do Senhor; e será grande a paz de teus filhos.”( Is 54:13 )
Por último, quero ressaltar com energia que se não houver uma boa consciência daquele que se aproxima do Senhor pelos seus dons, entre eles o de cura, jamais esta pessoa obterá a eficiência e o poder dos céus, ele(a) naufragara na fé. ( 1Tm 1:19 )
9 – O Batismo com o poder do Espírito Santo
É uma promessa feita pelo Senhor desde o velho testamento, dada aos apóstolos e primeiros cristãos e que se estende até nós.
É uma necessidade urgente na vida do crente fiel pois vivemos os últimos dias que antecedem a volta do Senhor Jesus.
O batismo com o poder do Senhor Espírito Santo catapulta o crente fiel para um nível maior de intimidade com o Senhor Santo Espírito, com as escrituras sagradas, com a oração e no afeto, carinho e dedicação aos outros crentes fiéis.
Ele nos dá poder mental ( saúde mental ), poder físico ( saúde física ) e poder espiritual para cumprir nosso chamado e vocação nesta Terra. Então:
- O fraco poderá dizer: “ Eu sou forte “. Vencerá a batalha de sua vida ( Jl 3:10 )
- O cansado será revestido de forças ( Is 40:29 )
- Forças serão multiplicadas ao que já não tem mais nenhum vigor ( Is 40:29 )
- Correrão e não se cansarão, caminharão e não se fatigarão ( Is 40:31 )Terão suas forças renovadas ( Is 40:31 )
- -Terá resistência e poder contra seus adversários, andando uma milha a mais sem ser destruído mentalmente e nem vendo sua causa perecer porque a vingança e retribuição pertence ao Senhor ( Lc 5:38-41 ).
A maioria de nós não é ministro do evangelho, diácono, obreiro, missionário ou mestre, mas todos temos tarefas, empregos e posições na sociedade que necessitam do poder dos céus, só assim a balança será equilibrada e poderá virar a nosso favor para cumprir nossos chamados e tarefas com vitória de Deus.
Os dons espirituais são vitais para o crente fiel, principalmente os dons de cura, visão, revelação e profecia. Por eles o Senhor Santo Espírito nos dará vantagem contra as urdiduras das trevas e dos homens e mulheres maus, orientando-nos como proceder, avançar ou recuar, combater ou esperar, adorar ou orar, abrir mão ou agarrar, etc...
Nunca o Senhor nos dará dons para que eles fiquem em nós mesmos e sim também para ajudar nossos demais irmãos e irmãs de fé no corpo de Cristo. Aquele (a) que aspira os dons do céu não deve jamais se isolar e ser membro em amor de uma comunidade, congregação ou igreja, apoiar e ser apoiado se necessário.
Jamais os dons espirituais devem ser buscados antes do batismo com o Espírito Santo, o resultado será o mesmo que na vida dos apóstolos antes do batismo, quedas, fracassos, disputas, invejas e fuga quando a cruz lançou sua sombra sobre eles, isto porque somos elevados a um patamar mais alto onde não haverá forças para estar e dar bom testemunho.
O dom da língua dos anjos é dado como prova evidente do batismo, não em vão.
Orando em línguas o crente fiel fala direto ao trono de Deus ( 1Co 14:2 ), o espírito é fortalecido ( 1Co 14:4 ) que por sua vez fortalece a mente e a alma que dá convicção e forças ao corpo físico renegando os pecados e as concupiscências da carne. Isto é uma obra progressiva. O crente fiel nunca deve cessar suas orações mesmo diante de pressões, tentações e fraquezas.
O crente fiel deve orar muito em línguas em suas devocionais solitárias ( 1Co 14:18 ).
Ensino aquilo que vivo. Dois ou três meses após minha conversão fui batizado com o Santo Espírito, de lá para cá, pela oração e convicção dada pelo Senhor recebi a cura de dois cânceres em situações diferentes, um na próstata e outro nos rins; recebi a cura de uma tuberculose; recebi a cura de um derrame que fatalmente me teria deixado paralítico; recebi a cura de uma gastrite.
Minha filha quando pequena tinha ataques epiléticos severos, o médico afirmou que ela sofreria de problemas mentais devido a intensidade dos ataques, depois de meses de intensa oração diária, profetizando as promessas do Senhor sobre a vida dela, num certo dia de manhã o Santo Espírito disse-me “Hoje ela está curada”, depois desse dia em diante ela nunca mais sofreu ataques, foi liberada dos remédios e hoje está perfeita, com excelentes notas na escola.
Minha frágil esposa recebeu inúmeros livramentos e curas. Não citarei libertações, curas e livramentos por todos os trabalhos evangelísticos que fiz para o Senhor.
Hoje eu e minha família enfrentamos grandes desafios mas acredito que aquele que começou a boa obra em nós é poderoso para completa-la.
10 – Aquele que veio como servo retornará como Rei e Senhor
Na ilha de Patmos o apóstolo João recebeu a revelação do futuro, logo no início o Senhor Jesus revelou-se desta forma ao seu querido amigo:
“ Voltei-me para ver quem falava comigo e, voltando, vi sete candeeiros de ouro e, no meio dos candeeiros, um semelhante a filho de homem com vestes falares e convido, à altura do peito, com uma cinta de ouro.
A sua cabeça e cabelos eram brancos como alva lã, como neve; os olhos, como chama de fogo; os pés, semelhantes ao bronze polido, como que refinado numa fornalha; a voz, como voz de muitas águas.
Tinha na mão direita sete estrelas, e da boca saía-lhe uma afiada espada de dois gumes. O seu rosto brilhava como o sol na sua força.” ( Ap 1:12-16 )
Ele retornará como Senhor dos Senhores e Rei dos Reis e trará justiça e juízo.
A cinta de ouro que sustenta a sua roupa real é a justiça e fidelidade ( Is 11:5 )
A cabeça e cabelos brancos é a sabedoria incalculável.
Os olhos como chama de fogo iluminam as mais densas trevas, ele vê tudo.
Os pés semelhantes ao bronze polido, como refinado numa fornalha significa a derrota da serpente, Satanás, por meio dEle que semelhante a um homem, que trouxe o pecado ao mundo, dará a salvação a todo que mirar, acreditar e carregar sua própria cruz. ( Nm 21:9 ).
As sete estrelas na sua mão direita é sua noiva, sua igreja que homem algum, engano ou doutrina jamais roubará.
A espada afiada de dois gumes que sai de sua boca é sua palavra e justiça que salva o penitente arrependido como condenará os homens e mulheres maus e todos os que não creram na justiça de Deus, o sacrifício de seu próprio filho para regeneração de nossas vidas.
Existe o livro da vida onde aqueles que são justificados pelo sangue do cordeiro são escritos, são os justos de Deus desde Adão que ressuscitarão e herdarão a vida eterna, pois o sangue do cordeiro de Deus perdoou seus pecados e fraquezas dia-após-dia, este não corroperam o próximo com as fraquezas de sua carne ( 1Jo 1:9-10 ), ( Is 1:18 ), ( Is 43:25-26) . Nosso corpo e estrutura fraca será revestida de poder e glória como era a de Adão entes da queda ( 1Co 15:42-45 )
Os maus crentes serão julgados no tribunal de Cristo ( Rm 14:10-12 ) ( 2Co 5:10 ) em algum momento logo após a ressurreição dos justos e o arrebatamento da igreja de Cristo até antes da última ressureição, a do juízo eterno ( Ap 20:11-15 )
Nele:
- O fogo (Palavra de Deus/Cristo) provará seu labor, muitos perderão seus galardões e serão salvos sem nenhum reconhecimento pela parte do Senhor Jesus ( 1Co 3:10-15).
- Outros serão disciplinados por terem vivido fazendo o que é reprovado pelo evangelho ( Lc 12:48 ).
- Outros serão disciplinados severamente por conhecerem a vontade se seu Senhor para suas vidas e fugiram de seu chamado ( Lc 12:47 )
- Outros serão lançados no inferno ( Lc 12:46 ) por descuidar de seus chamados, maltratar, humilhar e espancar seus conservos ( Lc 12:45 ) , não dando a eles o devido alimento ( Lc 12:42 ), comendo, bebendo e embriagando-se despreocupadamente na glória deste mundo ( Lc 12:45 ).
- Outros ouvirão explicitamente do Senhor Jesus “Então, lhes direi explicitamente: nunca vos conheci. Apartai-vos de mim, os que praticais a iniquidade” (Mt 7:15-23)
Existem muitos e muitos outros livros em que são anotados dia após dia as obras detalhadas de todos aqueles que viveram para a maldade, falsidade, malícia, enganos violando a lei perfeita do amor de Deus que é o evangelho e os seus santos mandamentos que revelam sua natureza e caráter.
No último dia, o dia do juízo, na última ressurreição, a dos perversos e incrédulos, eles serão julgados por tudo o que estiver escrito nos livros, eles serão lidos diante de todos. Grande será a vergonha, horror e dor desses. Serão condenados e lançados no lago de fogo que arde em enxofre junto de Satanás e todos os seus anjos. ( Ap 20:11-15 )
Todos nós temos pré-disposição e inclinação para as obras da carne, é herança herdada de Adão. Uns de nós é pelo sexo, outros pelo dinheiro, outros pelo poder, outros pela inveja, outros pela mentira, outros pelos vícios, outros pela comilança desenfreada, outros pelo orgulho e soberba,... e outros pela psicopatia.
Felizes e bem aventurados são todos os que reconhecem suas maldades e aceitam o testemunho e senhorio do Filho de Deus sobre suas vidas. Somente Ele, pelo poder regenerador do Senhor Santo Espírito pode refrear e sufocar as obras da carne e progressivamente regenerar nosso homem interior e exterior a sua imagem, a de servo de todos enquanto vivermos neste mundo.
O grande dia está chegando e Ele então nos tomará para si e completará nossa regeneração.
Reconheça-o agora, pode ser que não haja mais tempo e ocasião para um outro dia.
Aceite e conviva com outros crentes fiéis, ajude-os e permita ser ajudado se necessário.
“ Aquele que dá testemunho destas coisas diz: Certamente, venho sem demora. Amém. Vem, Senhor Jesus!
A graça do Senhor Jesus seja com todos.” (Ap 21:20-21 )
Referências:
Psicopatia por um especialista
Psicopatia: Quais as características e como identificar um psicopata